JEJUM INTERMITENTE, O QUE É?

Oi pessoal, tudo bem?

Eu seeeeei que eu sumi de novo, tá difícil manter a frequência de post, mas já me organizei, já escrevi um monte de post novo para evitar que aqui fique sem atualização! E vocês viram que estamos de carinha nova aqui no blog? Dei uma atualizada no layout, espero que vocês tenham gostado! Chega de bla bla bla e vamos começar o papo de hoje!

No post de hoje vou falar sobre um assunto extremamente novo para mim, e provavelmente para alguns de vocês também, como puderam ler no título, JEJUM INTERMITENTE.

Eu postei uma foto no meu INSTAGRAM (já me segue por lá?) sobre esse jejum, e alguns comentários eram sobre o que é, como faz, do que se trata, e coisas desse tipo. Pensando nisso, resolvi fazer um post explicando o que é, por que eu faço e como eu faço, vamos começar?

O QUE É JEJUM INTERMITENTE?

“Jejum intermitente é um método de emagrecimento que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda.

Normalmente são indicadas entre 10 a 24 horas de jejum, que pode ser feito diariamente ou em alguns dias da semana. Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação. Fora deles, a pessoa deve ingerir líquidos que não possuam calorias, como água (com ou sem gás) e chás e café sem açúcar.” (fonte)

Entenderam? HAHA Jejum Intermitente é um tipo de dieta, mas que não é focado necessariamente no que vamos comer, e sim, no tanto de tempo que vamos ficar SEM comer, parece esquisito, mas funciona. Eu nunca me dei bem fazendo dietas, confesso, pois normalmente, na dieta, existem certos alimentos que não são permitidos, e eu sou o tipo de pessoa que AMA comer, e come sem medo de ser feliz. Então, quando eu fazia dietas para emagrecer, e deixava de comer alguma coisa que eu gosto muito, mas que não era permitido, eu rapidamente largava essa dieta, e voltava a estaca 0.

POR QUE EU FAÇO?

Eu realmente preciso emagrecer, mais pela estética sabe? Aquelas dobrinhas chatas não estão me deixando feliz, por isso não me sinto 100% bem comigo mesma, nada que faça com que eu não use certas roupas ok? Sigo me amando, mas tudo que é bom, pode melhorar! HAHA #bootylicious

Por isso estou fazendo esse jejum, para perder peso sem sofrer, sem chorar por não poder comer um chocolate de vez em quando, emagrecer comendo, mas comendo direito!

Então eu pensei, como eu posso emagrecer, comendo de tudo?

COMO EU FAÇO O JEJUM?

Lembrei que vi esse negócio de jejum intermitente em alguma publicação no Instagram, fui pesquisar e foi amor a primeira vista! Eu sei que é esquisita a ideia de passar longos períodos sem comer nada, porém, o nosso corpo se acostuma, e quando ele estiver com fome durante esse período, ele mesmo vai consumir aquela gordura morta e esquecida nas suas dobrinhas!

Como dito mais acima, o jejum intermitente consiste em ficar períodos de tempo sem comer, existem diversos tipos, no meu caso, eu peguei as 24h do dia, e decidi que ficaria 16h sem comer nada sólido, apenas água e chás, antes eu tomava sucos também, mas detesto suco sem açúcar, então deixei para tomar nas 8h restantes, na qual eu faria 2 refeições grandes, como almoço e janta, e entre os horários comeria lanches mais saudáveis, como frutas. Esse tipo de jejum de 16h é o mais comum pelo o que eu pude observar.

Meu jejum ficou: das 13h até as 21h, eu posso comer livremente (almoço, lanche da tarde, janta, lanche da noite), e das 21h até as 13h eu só posso beber água e chás, porém estou bebendo mais água!

Claro que eu como de tudo, mas em pequena quantidade, satisfaço meus desejos sem me arrepender depois, e ter que me matar na corrida para perder tudo! Que aliás, super recomendo dieta/jejum aliada a exercícios físicos, de qualquer tipo. Eu adorava fazer academia, mas fui perdendo o gosto pela coisa, mas no início desse ano eu resolvi ser um pouquinho mais saudável, porém, não queria ver uma academia pintada de ouro! Então resolvi começar a caminhar no parque que tem pertinho da minha casa, em seguida fui aumentando o ritmo, e hoje eu corro todos os dias nesse parque, e olha, a sensação de bater os km do dia é maravilhosa!

Para me auxiliar na corrida eu utilizo o aplicativo NIKE RUN CLUB, acredito que tenha para IOS também. Ele é super simples de mexer, e ajuda demais! Tenho a possibilidade de criar um plano de corrida exclusivo para mim, de acordo com meu peso, altura, quantidade de km por semana que quero andar/correr e disponibilidade para isso. Enfim, super recomendo!

Uma observação importante, eu não sou nutricionista e não tenho enorme propriedade nesse assunto, resolvi entrar nesse jejum pois já fico longos períodos sem comer naturalmente (não sou de ter muita fome), mas eram períodos bem desregulados, continuo comendo tudo que eu quero comer, porém, dentro das 8h por dia.

Vi algumas matérias de pessoas que ficam 24h sem comer, isso 1 dia sim, 2 dias não, e até 1 dia sim e 1 dia não. Achei muito arriscado já começar dessa forma. Eu comecei com esse Jejum tem 2 semanas, estava pesando 78,9 kg e tenho 1.70 de altura! Daqui um tempo, talvez quando eu completar 1 mês desse jejum, eu faço um novo post, contando como que estou, se perdi peso, se mudei minha alimentação (coisa que eu acho difícil kk), e tudo o que eu achar relevante, com fotos, esse post é mais para apresentar esse jejum a vocês e tentar sanar algumas dúvidas.

E enquanto esse 1 mês não passa, eu vou mostrar tudo que estiver acontecendo com o meu corpo lá no Stories do INSTAGRAM, e também vou pinar tudo que eu achar legal sobre esse assunto lá no PINTEREST, que aliás, tem MUITA coisa para ajudar blogueiras, dicas de make, dicas de Instagram e muito mais viu? Então não se esqueça de me seguir nas duas redes socias tá bom? Assim você acompanha tudo em tempo real e em primeira mão!

Como eu disse, eu não tenho 100% de propriedade nesse assunto, eu fiz pesquisas de acordo com a minha necessidade, porte físico e saúde. Claramente, se você tiver distúrbios alimentares, nem sequer cogite a ideia de entrar nesse jejum, só irá te fazer mal, e não queremos isso, certo?!

E aí, vocês topariam entrar em um jejum desses? O que acharam? Me diz aí nos comentários hein?

Até semana que vem <3

16 comentários em “JEJUM INTERMITENTE, O QUE É?

  1. Sempre li que devemos comer de 3 em 3 horas, assim quando comermos não estaria com muita fome, mas esta do jejum, nunca tinha ouvido falar.

  2. Eu não sou fã desse tipo de dieta, ate porque eu passo mal. Fiz uma que diminui os carboidratos e bebia cha verde, perdi uns quilinhos. Que bom que pra você está funcionando.

Deixe uma resposta