EU ME SINTO INÚTIL

Oi galera, tudo bem? <3

Hoje eu to a fim de desabafar um pouco, expor meus pensamentos, e quem sabe ajudar alguém que esteja passando por um momento parecido!

Sabe quando você se sente vazio, sem nada concluído (faculdade, trabalho, projetos da vida pessoal), como se o mundo estivesse muito a sua frente e você não consegue alcançar?

Hoje vamos falar sobre isso.


Quando você se sente inútil, parece que nada na sua vida vai dar certo, que todo passo que você dá pra frente, volta 5 para trás. Você se sente sozinho (a), incapaz de concluir seus projetos, e ainda por cima vê pessoas que você conhece alavancando suas vidas e se pergunta: Por que isso está acontecendo?

Eu sei de tudo isso, porque eu mesma estou passando por isso. E bom, eu tenho algumas coisas a dizer, eu quero que você saiba que todos nós, sem exceção, todos nós passamos por fases, momentos ruins, de tristeza, a famosa maré de azar. E isso não é sua culpa, nem minha culpa, e nem culpa de ninguém.

Coisas acontecem, projetos não se concretizam, empregos não aparecem e a vida amorosa as vezes está inexistente. Isso não significa que você fracassou em todas as áreas da sua vida, não significa que você seja inútil.

Já tentou se cobrar menos? Deixar a vida te levar?

Eu por exemplo, me cobro muito, exijo de mim muito mais do que posso oferecer, isso me faz criar expectativas, e quando a EXPECTATIVA x REALIDADE eram extremamente diferentes eu me sentia muito mal, como se eu não tivesse me empenhado de verdade, e começava a me auto sabotar, não me empenhando novamente, me sentindo inútil.

E é aí que está o centro do nosso assunto de hoje, você sabe que se empenhou, que tentou, infelizmente não deu tão certo quanto você gostaria, e tá tudo bem. Não se culpe, se tudo na nossa vida que planejamos desse certo seria muito fácil não é? Temos que tentar e tentar de novo, e tentar várias vezes, e se mesmo assim não der certo, é porque não era o momento para acontecer. Não foi sua culpa, nem a minha, nem de ninguém.

Cada ser humano é tão diferente, inclusive no tempo. Cada um de nós temos nosso próprio tempo, não adianta você querer ser igual ao fulaninho por que ele (a) tem 25 anos e já está formado na faculdade, trabalhando na área e ganhando 3k por mês. Ele teve o tempo dele. Ele não é melhor que você, e nem melhor que a fulaninha já formada a mais de 20 anos, com mais de 10 anos de experiência na área, já chegou a ganhar 5k por mês, mas hoje está desempregada pois o mercado de trabalho está em crise.

Percebe? Todos temos o nosso tempo. Pra que correr um tempo que não é o seu? Pra chegar lá na frente antes? Virou uma competição?

Eu sei que todos nós queremos ter um determinado estilo de vida, uma vida confortável, segura financeiramente falando, uma boa casa, uma boa formação, um bom cargo. Eu sei disso. E eu acho ótimo que corremos atrás disso, ninguém vai correr atrás da sua felicidade, a não ser você mesmo. PORÉM, você pode ter tudo isso, se parar de cobrar uma velocidade que não é sua, se parar de se ofender quando aquele projeto da faculdade não ficou 100%, mesmo você passando noites sem dormir.

Eu tenho 20 anos, sem diploma superior e desempregada. Eu fico me lamentando? Não. Eu vou atrás de um emprego, eu vou atrás de estudo, e se aquela entrevista que eu pensei ter arrasado não deu certo, tudo bem, não era pra ser, dá um desânimo? Claro, mas procuro tentar e tentar novamente.

Entenda, você não é inútil. Na vida, certas coisas apenas não vão acontecer quando você quiser, e sim, no tempo certo.

Aproveite, faça suas coisas mas não se apoie nelas, crie expectativas, mas se não der certo, não se culpe.

Você não é inútil.

Até semana que vem <3

12 comentários em “EU ME SINTO INÚTIL

  1. Estou passando por esse momento, e não tá sendo fácil. Tenho 21 anos e minha namorada mais nova que eu já tá na faculdade e tá conquistando tudo para fazer o futuro dela. Nunca me senti tão inútil. Diversas vezes tive crises e pensei em terminar com ela para não atrapalhar o futuro dela. Sei que é errado eu me comparar com ela e que eu deveria estar feliz por ela estar vencendo as expectativas. E eu realmente estou feliz por ela. Mas não consigo deixar de me sentir um atraso de vida.

  2. Mana, que post incrível. Eu recorrentemente me sinto assim e não é legal. As vezes eu deixo a vida levar e as vezes me cobro demais, deixo que tudo me soterre e dai é mais difícil cavar. Amei muito seu texto.

Deixe uma resposta