EU ME SINTO INÚTIL

Oi galera, tudo bem? <3

Hoje eu to a fim de desabafar um pouco, expor meus pensamentos, e quem sabe ajudar alguém que esteja passando por um momento parecido!

Sabe quando você se sente vazio, sem nada concluído (faculdade, trabalho, projetos da vida pessoal), como se o mundo estivesse muito a sua frente e você não consegue alcançar?

Hoje vamos falar sobre isso.


Quando você se sente inútil, parece que nada na sua vida vai dar certo, que todo passo que você dá pra frente, volta 5 para trás. Você se sente sozinho (a), incapaz de concluir seus projetos, e ainda por cima vê pessoas que você conhece alavancando suas vidas e se pergunta: Por que isso está acontecendo?

Eu sei de tudo isso, porque eu mesma estou passando por isso. E bom, eu tenho algumas coisas a dizer, eu quero que você saiba que todos nós, sem exceção, todos nós passamos por fases, momentos ruins, de tristeza, a famosa maré de azar. E isso não é sua culpa, nem minha culpa, e nem culpa de ninguém.

Coisas acontecem, projetos não se concretizam, empregos não aparecem e a vida amorosa as vezes está inexistente. Isso não significa que você fracassou em todas as áreas da sua vida, não significa que você seja inútil.

Já tentou se cobrar menos? Deixar a vida te levar?

Eu por exemplo, me cobro muito, exijo de mim muito mais do que posso oferecer, isso me faz criar expectativas, e quando a EXPECTATIVA x REALIDADE eram extremamente diferentes eu me sentia muito mal, como se eu não tivesse me empenhado de verdade, e começava a me auto sabotar, não me empenhando novamente, me sentindo inútil.

E é aí que está o centro do nosso assunto de hoje, você sabe que se empenhou, que tentou, infelizmente não deu tão certo quanto você gostaria, e tá tudo bem. Não se culpe, se tudo na nossa vida que planejamos desse certo seria muito fácil não é? Temos que tentar e tentar de novo, e tentar várias vezes, e se mesmo assim não der certo, é porque não era o momento para acontecer. Não foi sua culpa, nem a minha, nem de ninguém.

Cada ser humano é tão diferente, inclusive no tempo. Cada um de nós temos nosso próprio tempo, não adianta você querer ser igual ao fulaninho por que ele (a) tem 25 anos e já está formado na faculdade, trabalhando na área e ganhando 3k por mês. Ele teve o tempo dele. Ele não é melhor que você, e nem melhor que a fulaninha já formada a mais de 20 anos, com mais de 10 anos de experiência na área, já chegou a ganhar 5k por mês, mas hoje está desempregada pois o mercado de trabalho está em crise.

Percebe? Todos temos o nosso tempo. Pra que correr um tempo que não é o seu? Pra chegar lá na frente antes? Virou uma competição?

Eu sei que todos nós queremos ter um determinado estilo de vida, uma vida confortável, segura financeiramente falando, uma boa casa, uma boa formação, um bom cargo. Eu sei disso. E eu acho ótimo que corremos atrás disso, ninguém vai correr atrás da sua felicidade, a não ser você mesmo. PORÉM, você pode ter tudo isso, se parar de cobrar uma velocidade que não é sua, se parar de se ofender quando aquele projeto da faculdade não ficou 100%, mesmo você passando noites sem dormir.

Eu tenho 20 anos, sem diploma superior e desempregada. Eu fico me lamentando? Não. Eu vou atrás de um emprego, eu vou atrás de estudo, e se aquela entrevista que eu pensei ter arrasado não deu certo, tudo bem, não era pra ser, dá um desânimo? Claro, mas procuro tentar e tentar novamente.

Entenda, você não é inútil. Na vida, certas coisas apenas não vão acontecer quando você quiser, e sim, no tempo certo.

Aproveite, faça suas coisas mas não se apoie nelas, crie expectativas, mas se não der certo, não se culpe.

Você não é inútil.

Até semana que vem <3

18 comentários em “EU ME SINTO INÚTIL

  1. Obrigada pelo texto, m fez refletir melhor, estou no pior momento da minha vida, me formei há 2anos na minha área e não tenho condições de montar meu próprio negócio até o momento e também não estou conseguindo emprego, estou muito frustrada

  2. Obrigado. Eu estou passando por momentos de altos e baixos na minha vida de estudante. Mas agora lendo seu texto percebi algo que nunca tinha percebido, o quanto me cobro para conseguir ser o melhor em tudo, vendo agora vi que eu tenho o meu próprio tempo para seguir. Muito obrigado por abrir meus olhos.

  3. muito obrigada sério mesmo, esses dias principalmente hoje, eu estava me sentindo a pessoa mais inútil e má aluna, desde que começou o EAD eu venho vendo que meu desempenho não é o mesmo com a aula presencial, e acabo me cobrando mais, mas não conseguindo bons resultados, talvez pq ainda eu não esteja no ritmo, mas ler esse texto me tranquilizou um forma, comecei o texto chorando muitooo, agora estou mais conformada, e vou trabalhar isso em e tentar denovo e denovo, vai dar tuod certo

  4. Olá.
    Bom meu nome é Dayene , tenho 28 anos , estou na minha quarta faculdade, mais nao sou graduada, aos meus 18 anos fui obrigada a fazer Administração , obvio que não gostei , tranquei. Depois fiz Publicidade e Propaganda / Relaçoes Publicas, / Propaganda Marketing., essas tres ultimas tranquei ou pq nao gostei do curso , ou, estava sem dinheiro . Hoje me sinto uma incompetente, a sensação de estar presa sei Lla ,, me questionando o porque nada da certo . ??? . Mas mesmo com essa tristeza , esse sentimento de não estar sendo inutil ,vou prestar Enem ,,, vou ver se consigo uma bolsa integral , ou arrumar um emprego estavel .. Acho que o legal é voce se questionar o porque as coisas nao estar dando certo , detectar o problema , e solucionar, por mais que doa ….
    Importante saber quem é voce…. a sua identidade .
    É muito dificil de entender essas fases confusas , mais a vida não acabou …. A TRILHOES DE OPORTUNIDADES nos esperando por ai … TENTE TENTE TENTE ,,,, uma hora voce vai conseguir .
    De oportunidade para a vida,, porque ela é LINDA….

Deixe uma resposta