CRONOGRAMA CAPILAR: RECONSTRUÇÃO

Eai meus mel! Como vocês estão?

No post de hoje quero dar início a um assunto que vou falar mais vezes aqui no blog, hoje vamos falar de CRONOGRAMA CAPILAR.

Primeiro, o que é um Cronograma Capilar?

Nada mais do que um calendário que você irá criar de acordo com a necessidade do seu cabelo, tem quem lave o cabelo muitas vezes na semana e aplica um cronograma em todas essas lavagens, e tem quem não, que lava duas vezes na semana e aplica o cronograma nessas duas vezes.

Esse calendário vai depender MUITO do que o seu cabelo precisa, e a partir dai, vai depender muito da sua própria disponibilidade pra isso.

O cronograma consiste em 3 etapas, que serão divididas de acordo com cada necessidade, é claro que existe diversos cronogramas pela internet, pra quem está começando vale dar uma copiada, mas é muito importante que você seja sincera (o) consigo mesma (o) e descubra o que de fato seus fios estão precisando, pois é o cronograma que vai manter seu cabelo saudável 😀

Eu já segui e abandonei o CC muitas vezes, por falta de tempo, falta de produtos que prestem, e por pura preguiça também! #sinceridade

Mas como recentemente tenho feito um mundo de coisas nos meus fios, o bichinho tá judiado, e eu SEI que se eu não fizer nada, posso dar adeus, é sério. Pensando nisso, resolvi voltar para o CC e mostrar pra vocês a evolução disso tudo, além de, óbvio, recomendar algumas coisinhas 😀

Não tem muitos dias, eu retoquei a progressiva no meu cabelo, e o bicho só faltou CHORAR, não caiu, mas deu uma quebrada nas pontas, então iniciei o cronograma na etapa de reconstrução. Antes que eu me esqueça, lembra que eu disse que o CC consiste em 3 etapas? Pois bem, são elas: HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO e RECONSTRUÇÃO.

A etapa de hidratação serve para devolver ÁGUA pros seus fios, tirar aquele aspecto sem brilho, de cabelo quebrado, etc.

A etapa de nutrição serve para devolver ÓLEOS essenciais, ajuda a combater fios finos também.

Já a etapa de reconstrução, como o nome diz, RECONSTRÓI a fibra capilar, essa etapa é recomendada TODA VEZ que você fizer alguma mudança drástica utilizando químicas, como descoloração, alisamento (progressiva e afins).

Assim como podemos usar cremes e linhas específicas para cada etapa, um ótimo aliado são os próprios alimentos, tipo, a maisena, frutas como abacate, o açúcar, vinagre de maçã, e mais um monte de coisa 😀

Enfim, meu CC vai ser de 3 lavagens por semana, nas SEGUNDAS, QUARTAS e SÁBADOS, veja abaixo como farei:

1 SEMANA

  • SEGUNDA: Reconstrução
  • QUARTA: Nutrição
  • SÁBADO: Nutrição

2 SEMANA

  • SEGUNDA: Hidratação
  • QUARTA: Hidratação
  • SÁBADO: Nutrição

3 SEMANA

  • SEGUNDA: Reconstrução
  • QUARTA: Nutrição
  • SÁBADO: Hidratação

4 SEMANA

  • SEGUNDA: Hidratação
  • QUARTA: Nutrição
  • SÁBADO: Hidratação

-> Não gosto de fazer mais do que 2 reconstruções por mês, visto que se a gente exagera o cabelo fica pesado, bem feio mesmo, é aquela coisa: tudo em excesso é ruim 😀

Como hoje comecei com a reconstrução, nesse post vou mostrar o que eu usei, caso vocês resolvam fazer o mesmo, me conta nos comentários qual foi o resultado, cada cabelo é uma sentença, isso significa que cada um pode ter um resultado diferente do outro, e isso é ótimo pra saber o que funciona e o que não.

Esse foi o “kit” que usei pra reconstruir o meu cabelo!

Comecei com o shampoo da linha Socorro Capilar da Salon Line, que promete uma reconstrução intensa, ajuda com a reparação dos danos, recuperação da força e hidratação.

Em sua composição podemos encontrar queratina, creatina e arginina.

De acordo com a embalagem: É perfeito para cabelos ressecados, quebradiços, descoloridos, coloridos, alisados, relaxados, porosos e elásticos, pois limpa na medida certa e auxilia na reparação dos danos, recupera a força, vitalidade, hidratação e maciez dos fios.

Já o condicionador, de acordo com a embalagem: Age diretamente nas camadas da fibra capilar proporcionando um tratamento profundo, que condiciona e restaura a vida dos seus fios, deixando o cabelo hidratado, saudável, brilhante e sem frizz.

Não é a primeira vez que uso essa linha, já usei algumas vezes em 2019, e a salon line me enviou novamente a duplinha um tempo depois, e digo com certeza de que é perfeito, literalmente SALVA os fios, a textura que o meu cabelo fica depois que utilizo é totalmente diferente, um cabelo macio, gostoso ao toque, claramente reconstrói sem deixar pesado, AMO!

Para a reconstrução de fato eu usei 2 máscaras de tratamento, vamos começar falando da SOS Hidratação, uma máscara concentrada Bio Reconstrutora Fortalecedora.

De acordo com a embalagem: Se você quer dar adeus aos fios danificados, porosos e elásticos, esta é a máscara de hidratação perfeita! Além de reconstruir, deixa o cabelo com toque macio e saudável.

PROTEÍNA DO OVO: Rico em proteína, vitaminas e minerais, o ovo é um ingrediente muito potente, o resultado é surpreendente! Fortalece e mantém os fios saudáveis, macios e brilhosos.

QUERATINA: A queratina nada mais é do que uma proteína fibrosa, naturalmente presente nos fios e composta por aminoácidos, que têm como principais características a resistência e a elasticidade.

COLÁGENO: Ótimo amigo dos fios, o colágeno é outra proteína que ajuda na reposição proteica e na saúde dos cabelos.

Além disso, essa máscara também promete cabelos mais fortes, regeneração da estrutura capilar e reposição das proteínas, tudo em 3 minutos.

Não vou mentir, quando recebi essa máscara em casa a primeira coisa que eu pensei foi: VOU FICAR COM O CABELO CHEIRANDO A OVO?

E glória a zeus, isso nunca aconteceu, muito pelo contrário, estranhamente eu sinto um cheiro delicioso de melão com essa máscara 😀 Enfim, ela cumpre bem o que promete, além do cheiro delicioso que fica no meu cabelo, visualmente ele fica forte e brilhoso.

A outra máscara que usei foi Máscara Hidratante Bombástico da SOS Bomba (a roxinha), que promete uma ação instantânea, 100% mais hidratação e nutrição.

De acordo com a embalagem ela promove um crescimento saudável, reparação e recuperação, em sua composição podemos encontrar:

BABOSA: Rica em vitaminas, minerais, enzimas e aminoácidos, fortalece e nutre os fios.

D-PANTENOL: Hidrata e melhora a textura da fibra, combatendo as pontas duplas.

ÓLEOS ULTRA NUTRITIVOS: Óleos de macadâmia, girassol, gergelim, milho e oliva, todos juntos para garantir a nutrição.

CAFEÍNA: Estimula o crescimento ativando a circulação do couro cabeludo e fortalece os fios.

As duas máscaras combinadas me deram um cabelo reconstruído e ao mesmo tempo hidratado, eu não curto nem um pouco a aparência de um cabelo só tratado com queratina, então sempre procuro reconstruir os meus fios misturando alguns componentes hidratantes.

Ah, e para dar uma potencializada nisso tudo, já que as duas máscaras contém ingredientes hidratantes, adicionei na mistura uma ampola inteira de queratina líquida, comprei no Armarinhos Fernando e me custou R$1,60.

Agora que já mostrei tudo que usei, vamos ao COMO eu usei?

Obviamente comecei lavando o cabelo, e concentrei o shampoo e espuma na raiz, pra não ressecar muito as minhas pontas, conforme enxaguei o shampoo, a espuma desceu pro comprimento do cabelo, lavando sem agredir 😀

Em seguida, tirei o excesso de água com uma toalha e desembaracei o meu cabelo com muito cuidado, se não quebra, fiz a misturinha (no olho mesmo) e mexi, é importante dizer que: eu não curto pegar em creme com as mãos, uso um pincel de plástico que eu tenho pra pegar, colocar no pote e misturar.

Dividi o meu cabelo em 3 partes, a nuca, e no topo em 2. Comecei passando a mistura na parte de trás, enluvando as mechas pro creme penetrar bem, e depois eu penteava. Fiz isso em todo o cabelo, coloquei um saco plástico (ryca) e uma touca térmica por cima. E ai deixei o negócio cozinhando por quase 1 hora. Era pra deixar menos, tipo uns 30 minutos, mas vim escrever os posts e esqueci a vida HAHA

Enxaguei tudo, e passei o condicionador só nas pontas do meu cabelo, pra não ficar com a raiz oleosa. Depois de enxaguar, removi o excesso de água, e usei o tônico fortalecedor antiqueda da salon line, recebi ele na caixa de dezembro do projeto migs.

LEIA MAIS: Recebidos do Projeto Migs – DEZ/2019

Vou usá-lo por 30 dias, e depois trago um post pra gente saber se ajudou na queda e crescimento do meu cabelo mesmo! Estou tentando usar literalmente toda vez que lavo o cabelo.

Ah, vale lembrar que todo esse processo eu faço com água FRIA, isso mesmo, coloca a cabeça no tanque e vai que vai, seus fios agradecem a longo prazo, vai por mim.

E o resultado desse rolê todo você confere com as fotos abaixo!

FOTO

FOTO

E ai, curtiram? Nem preciso falar que essas fotos já foram postadas lá no meu Instagram, né? Tá esperando o que pra ir lá me seguir e acompanhar tudo que eu posto?

Até o próximo!

Deixe uma resposta